Dry January: O que acontece se ficar 30 dias sem beber

O que acontece se ficar 30 dias sem beber

Já pensou em parar de beber em 2024? Ou pelo menos diminuir o consumo de álcool? Vale a pena descobrir o que acontece com o corpo se você parar de beber.

Para ajudar na empreitada, existe o Dry January, ou Janeiro Seco, que propõe ficar 30 dias sem beber. O que acontece com o corpo nesses 30 dias é um ótimo incentivo para parar de consumir álcool.

O “Dry January” é uma iniciativa anual que encoraja as pessoas a não consumirem álcool durante o mês de janeiro. Ótimo para o estilo de vida e para incentivar a começar a correr.

A ideia foi iniciada por Emily Robinson em 2011, quando ela se preparava para uma meia maratona e decidiu parar de beber álcool em janeiro.

O que aconteceu ao parar de beber 30 dias?

Ela percebeu vários benefícios, como melhora no sono, mais energia e perda de peso.

Inspirada por seu sucesso, ela repetiu o desafio em 2012, agora trabalhando para a Alcohol Change UK, uma organização dedicada a melhorar as políticas e hábitos relacionados ao álcool. Em 2013, a Alcohol Change UK promoveu a primeira campanha oficial do Dry January, incentivando o público a se juntar.

Os benefícios cientificamente comprovados do Dry January são diversos.

Participantes relataram melhora significativa na qualidade do sono (álcool atrapalha demais a arquitetura do sono), aumento da concentração, melhoria da saúde geral, pele mais saudável, aumento dos níveis de energia e perda de peso. Quem não quer isso para o corpo e a mente?

Pesquisas revelaram que cerca de 70% dos participantes diminuíram seu comportamento de beber de forma arriscada após o desafio, e quase 25% dos participantes considerados em um nível de consumo ‘nocivo’ antes do desafio, foram reclassificados como ‘baixo risco’ seis meses depois. Vale a pena tentar ficar 30 dias sem beber para ver o que vai acontecer com o seu corpo.

Os benefícios específicos incluem um aumento significativo nos níveis de energia e clareza de pensamento, já que o álcool é um depressivo. A saúde mental melhora bastante ao cortar o álcool por 30 dias.

Também há benefícios para o coração, como a redução da pressão arterial e da frequência cardíaca, diminuindo o risco de ataque cardíaco e derrame, excelente à longo prazo.

A função hepática (o fígado) também melhora, com uma diminuição na inflamação e até da gordura do fígado causada pelo consumo de álcool.

Além disso, há outros ganhos ao ficar 30 dias sem beber. A pele se torna mais clara e menos inchada, devido à redução da desidratação causada pelo álcool.

Há também uma redução significativa no consumo de calorias, levando potencialmente à perda de peso.

Participar do Dry January também ajuda na identificação de problemas com o álcool, como desejos contínuos ou preocupação constante com a bebida, entre outros elementos que podem atrapalhar o dia a dia.

O Dry January oferece um desafio social, pois as pessoas são encorajadas a enfrentar situações sociais sem beber, ajudando-as a entender melhor sua relação com o álcool.

O objetivo é promover um consumo consciente de álcool, com diferentes níveis de comprometimento, encorajando as pessoas a serem mais atentas sobre quando e por que bebem  e adotarem um estilo de vida mais saudável, com diversos ganhos para a saúde.

Diminuir o consumo de álcool e outras substâncias é um dos eixos da medicina do estilo de vida, veja aqui outros eixos para fazer deles um hábito que melhora sua saúde.

Bibliografia:

University of Sussex: www.sussex.ac.uk

Alcohol Change UK: www.alcoholchange.org.uk

About gustavo

Sou médico formado pela UFMG em 2023 e jornalista pela Unesp-2003. Trabalhei como repórter e redator na Folha de S.Paulo e como editor no Estadão.com. Já fiz mochilão de 5 meses pela América do Sul, quando editei um site independente de turismo. Meus interesses são variados e mutantes: aqui você poderá ler sobre medicina, corrida, cannabis, ciência e política. Ou não.