Quer uma dica de presente para uma estudante da área de saúde? Gostaria de ler algo que ajudasse a pensar em como melhorar a própria saúde e estilo de vida baseado nas pesquisas mais modernas? Tem curiosidade sobre como funciona o corpo humano, dos genes ao cérebro? Aqui vai uma lista com 10 livros que gostei muito de ler durante a faculdade de medicina e que fogem da ementa e do dia a dia da teoria do curso.
Infelizmente, alguns dos títulos só existem em inglês –ou ao menos só encontrei, hoje, em inglês. O lado bom é que dá para comprar os livros em inglês na Amazon, para o Kindle, e treinar um pouco do idioma durante a leitura.
Dá para comprar todos na Amazon.
Livros de medicina (fora da faculdade)
“The Story of the Human Body: Evolution, Health, and Disease” (“A história do corpo humano: evolução, saúde e doença”) – Daniel Lieberman é um dos maiores especialistas na evolução do corpo humano. No volume, ele aborda algumas os principais marcos do que nos torna um primata tão especial
“A User’s Guide to the Brain: Perception, Attention, and the Four Theaters of the Brain” (“Um guia do usuário para o cérebro: percepção, atenção e os quatro teatros do cérebro”) – Escrito por John J. Ratey, médico psiquiatra com extensa pesquisa em Transtorno do Déficit de Atenção e neurociência, com uma extensa lista de livros sobre como funciona o cérebro. Gosto da perspectiva dos quatro teatros do cérebro e dos exemplos práticos na abordagem da neuroplasticidade, uma das vanguardas da neurociência.
“Exercised: Why Something We Never Evolved to Do Is Healthy and Rewarding” (“Exercitado: Por que algo que nunca evoluímos para fazer é saudável e gratificante”) – Neste volume, Daniel Lieberman aborda em como evolução atua na evolução da atividade física humana. Misturando o entusiasmo pela área e pela atividae física com o vasto conhecimento científico, esse
professor de biologia evolutiva humana na Universidade de Harvard oferece um livro que todo mundo que se interessa por fisiologia do exercício deveria ler.
“O gene: Uma história íntima” – Siddhartha Mukherjee colocou holofotes, neste livro best-seller, sobre uma das áreas que mais se desenvolveu na medicina nos últimos 40 anos, a genética. Os desafios éticos –e o crime da eugenia–, a epigenética e um magnifico estudo com gêmeos idênticos –geneticamente idênticos– são abordados na obra, que utiliza excelente analogia com letras, palavras e livros para explicar a genética.
“O cérebro que se transforma: Como a neurociência pode curar as pessoa”. O livro do psiquiatra e psicanalista Norman Doidge mergulha na neuroplasticidade, uma das fronteiras da neurociência e até mesmo da medicina, em um dos livros mais aclamados sobre o cérebro dos últimos tempos.
“O Demônio do Meio-Dia: Um Atlas da Depressão”. Reconhecido de escritor de política, cultura e psicologia, Andrew Solomon investiga a depressão na história, na filosofia, na ciência, em contextos culturais diferentes e sua própria história neste ambicioso livro que é celebrado como uma das obras mais importantes dos anos 2000.
“Spark: The Revolutionary New Science of Exercise and the Brain” (Fagulha: a nova ciência revolucionária do exercício e do cérebro) De novo, o médico psiquiatra John Rattey na lista de dicas de livros para estudantes de medicina e todo mundo que se interessa pelo cérebro e por exercícios físicos. Ao abordar como o corpo está intimamente relacionado com o cérebro (e com a saúde mental), junto com conceitos de neuroplasticidade, Rattey apresenta os melhores motivos para você começar, ou continuar, realizando atividades físicas.
“Spillover: Animal Infections and the Next Human Pandemic” (Contágio: Infecções de origem animal e a evolução das pandemias). Li o livro de David Quammen em fevereiro de 2020, início da pandemia de Covid. Mostra como a ciência bem feita pode prever cenários catastróficos. Mas pode deprimir.
“Mortais: Nós, a medicina e o que realmente importa no final”. Um dos meus livros preferidos dos últimos anos, já dei ele de presente para 4 pessoas. Aqui uma resenha alentada do best-seller de Atul Gawande
“Moonwalking with Einstein: The Art and Science of Remembering Everything” (Moonwalking com Einstein: a arte e a ciência de lembrar tudo) O livro de Joshua Foer é o mais divertido dessa lista, mas também uma viagem muito que séria sobre a história e a biologia da memória.