Dormir emagrece
Dormir bem ajuda a emagrecer

Dormir bem emagrece, dormir pouco engorda

Muito se investe em pesquisas para entender –e controlar– a epidemia de obesidade. Os esforços não são apenas da ciência ou do governo ou da medicina: nós também corremos atrás (às vezes literalmente) de mecanismos para não ganhar ou perder peso.

Restrição da ingestão de calorias, que gere déficit calórico (fundamental), aliados a atividade física, é a fórmula mais conhecida e compreensível para perder peso, mas é preciso fechar os olhos para ir além: o sono de qualidade, e quantidade, colabora, e muito, no difícil processo de emagrecer.

Assim como a epidemia de obesidade, a restrição crônica a horas de sono é muito difundida nas sociedades contemporâneas e existem robustas evidências que ambos tem ligação: a ciência médica aponta que dormir pouco resulta em maior consumo de calorias e que a privação do sono tem impacto em diversos hormônios que fazem parte do controle do apetite.

– Higiene do sono: cartilha

– Manual do sono: PDF Ebook

Crianças que dormem bem tem melhor desenvolvimento e saúde

Crianças que dormem bem tem melhor desenvolvimento e saúde

Se dormir pouco aumenta o consumo de calorias –e, portanto, favorece o ganho de peso e a obesidade–, é justo perguntar-se o contrário: aumentar e qualificar as horas de sono pode ajudar a emagrecer?

A resposta é sim, conforme diversos estudos que, ano a ano, aparecem nos principais centros de estudo de obesidade e sono do mundo. Em resumo, para emagrecer, dormir bem e tempo o suficiente é um aliado.

Em um dos estudos mais importantes sobre o tema, “no geral, os indivíduos que aumentaram a duração do sono conseguiram reduzir a ingestão calórica em uma média de 270 kcal por dia – o que se traduziria em cerca de 12 kg de perda de peso ao longo de três anos, se os efeitos se mantivessem durante um período prolongado”. A pesquisa, coordenada pelo médico Esra Tasali, diretor do UChicago Sleep Center da University of Chicago Medicine, foi publicada em 2022 no Jama Internal Medicine.

Dormir bem emagrece, dormir pouco favorece obesidade

Melhore a qualidade do sono com higiene do sono, dormir ajuda a emagrecer.

Pessoalmente, aumentar meu tempo de sono ajudou a organizar vários aspectos da minha vida: foi a partir da higiene do sono e de conseguir dormir cerca de 9 horas por dia, que consegui colocar atividade física na rotina, diminuir tabaco e álcool e melhorar a alimentação.

Não é fácil ir para a cama 21h, dá a sensação de que se está perdendo algo no começo e não é difícil se perder nesse processo. Mas toda vez que recomeço minha investida em dormir cedo e acordar cedo, depois de pouco tempo, percebo que mais sono me dá, aparentemente, mais tempo de vida: consigo fazer mais coisas, com mais energia e melhor concentração. E, a partir disso, colocar na rotina, às vezes de forma mais qualificada, às vezes com falhas, às vezes com demanda de energia mental, os eixos da medicina do estilo de vida que tanto me ajudam no dia a dia.

Obesidade é multifatorial e seu tratamento também. Se você deseja emagrecer com saúde sem fórmulas mágicas, vale a pena conhecer a medicina do estilo de vida, que pode servir de orientação para melhorar diversos aspectos da vida, inclusive o peso.

About gustavo

Sou médico formado pela UFMG em 2023 e jornalista pela Unesp-2003. Trabalhei como repórter e redator na Folha de S.Paulo e como editor no Estadão.com. Já fiz mochilão de 5 meses pela América do Sul, quando editei um site independente de turismo. Meus interesses são variados e mutantes: aqui você poderá ler sobre medicina, corrida, cannabis, ciência e política. Ou não.