Livro: “A arte e a ciência de memorizar tudo”
Autor: Joshua Foer
Editora: Nova Fronteira (2011)
“A arte e a ciência de memorizar tudo”, do jornalista estadunidense Joshua Foer, tem um título mais enigmático na versão em inglês, que tive a oportunidade de ler. “Moonwalking with Einstein” é uma cena esquisita para o título de um livro: imagine o físico fazendo o passo mais famoso de Michael Jackson (e na lua, na estrutura completa da frase apresentada na obra), mas a estranheza tem um sentido que fica claro ao longo do livro-reportagem que mistura ciência, história do pensamento e da memória e a incrível jornada do próprio autor para se tornar o campeão de memória dos EUA, numa narrativa tão dinâmica que dá quase para ver a obra no cinema.
Joshua não só investiga os meandros da memória, apoiando-se na história, mas também nos truques e técnicas utilizadas pelos principais atletas da modalidade: ele próprio torna-se um memorizador e compete no US Memory Championship e no mundial –e não faz feio. O autor mistura teoria e prática para demonstrar técnicas ancestrais de mnemônica, como o Palácio da Memória, de onde vem a cena absurda que batiza a obra em inglês (lembra qual é?).
A investida na história da memória (e como ela é determinada pela cultura e pela biologia) leva a lendas de roma e à estrutura do cérebro dos taxistas de Londres. Em um dos momentos mais interessantes do livro, há a abordagem da realidade a la Black Mirror, de um executivo da indústria da tecnologia que conta com a tecnologia moderna para registrar tudo.
O livro, uma narrativa envolvente e rápida, é quase cinematográfico. Mas também é quase um jogo e sempre convida o leitor a experimentar algumas técnicas, além de servir como uma espécie de guia para treinar a memória: uma ou outra dica, usei para o vestibular para medicina e me foi muito útil.
Vale a pena comprar na Amazon em inglês ou procurar a versão em português: é diversão garantida.